Sabedoria Zen

Não existe Criador nem Criatura. A existência e a não-existência são unas no Todo.

A maior prova de compaixão é dedicar o seu tempo em benefício do outro.

Viva cada segunda da vida como se fora o último.

Diante de críticas à sua fala ou ação, não reaja na mesma medida. Cale. Procure entender os argumentos do outro.

Expresse completa e fluentemente o que pensa. Não procure se sustentar na fala ou experiência de outros por meio da fala ou transcritas em livros. Levante a sua autoestima, acredite na sua intuição. Se age como um mofino, não poderá ser porta-voz da Sabedoria, por não ter posto em práticas as suas intuições, vivenciando os seus próprios erros e acertos.

Não se agarre a nada. A mudança que é permanente…

… O verdadeiro mestre mantém viva a sua mente aprendiz.

Dispor de mente de criança é um bem inalienável, e nada valerá a pena se a condição for perdê-la.

Há um caminho de libertação do sofrimento, esse caminho é possível a quem praticar os ensinamentos de forma sistemática e contínua. A pessoa e o caminho fundem-se, tornando-se “Um”.

O ser humano geralmente vive como se fora uma vela ao vento. A chama, ora pequena, ora grande, queima de um lado ou de outro, dependendo de onde o vento sopra. Ora feliz, ora tristonho. Sem saber exatamente a origem e a direção do vento, nos movemos para cá e para lá em vários estados alterados de consciência (ansiedade, medo, tristeza, desesperança, euforia, etc.) O estado não alterado, o estado natural da mente é de paz e tranquilidade.

Busque a liberdade e você se tornará escravo de seus desejos. Procure disciplina e você encontrará liberdade.

A compreensão é a flor da prática. Focalize sua atenção concentrada em um objeto, observe esse objeto profundamente, e você terá insights e compreensão.  Ao dispor de compreensão, a dor ainda  poderá persistir, mas você  deixará de sofrer.

… A humildade é uma disposição da Alma de Mestre… não perca a sua condição de aprendiz.

… Ser aprendiz é uma condição inerente à mente dos Mestres…

…  A crise promove as mudanças.  A motivação (saber o que se quer) nos dá o norte. A Vontade nos dá a força.

… Dispor de mente de principiante, conhecer a si mesmo, ouvir mais do que falar e agir conforme as Leis da Natureza, são grandes pilares da sabedoria.

… A humildade é um pré-requisito à sabedoria.

Milagre não é voar pelos céus ou andar sobre as águas. Milagre é a “vida” e o seu caminhar.

Para aquele que tem a disposição de sempre reverenciar e honrar os anciãos, quatro coisas prosperam: vida, felicidade, vigor e caráter.

As montanhas, os rios e os vales proclamam sem cessar os ensinamentos de Buda.

O primeiro e principal Fator do Despertar é a atenção plena, literalmente significa “recordar-se”, não-esquecer onde estamos, o que estamos fazendo e com quem. Atenção na postura e respiração são a chaves do processo.

Um em tudo, tudo em um – se tivéssemos consciência disso, não teríamos de nos preocupar por não sermos perfeitos – a qualidade dos outros suprem os nossos defeitos.

Pelo autodomínio, disciplina e pelo esforço, o sábio faz em  si uma ilha que nenhuma  maré-enchente afoga.

O esforçado, plenamente atento, sensato, puro de conduta, desapegado, autocontrolado, diligente e de correta vida, desprendeu-se dos grilhões do ego, está a caminho da Realização ou já a alcançou.

“A vida oculta (espiritual) não é um sonho, nem uma questão de rotina de meditação. Ela consiste na contínua aplicação de poder e influência em direção à fraternidade, à filantropia, ao altruísmo, ao autocontrole e à pureza. De fato, trata-se de uma vida de incessante trabalho.

Mesmo a recreação deve ter um bom propósito, já que o aluno faz uso contínuo e positivo de seus poderes espirituais. Quando, por exemplo, ele vai a um concerto, a um teatro ou a uma reunião social, um poder espiritual fluente pode ser irradiado para multidões de pessoas, revigorando e despertando seus eus superiores.

A vida das pessoas pode ser mudada pelo contato pessoal com um aluno, enquanto ele mesmo tornar-se-á um centro cada vez mais potente de poder espiritual, enquanto vive sua vida de aluno.”

(Geoffrey Hodson) – Contribuição de Margareth Ignatonska

“Os que imaginam o essencial no que não é essencial habitam a esfera do falso pensamento e jamais atingem a essência. Mas os que veem o essencial como essencial e o que não é essencial como algo que não é essencial, habitam a esfera do correto pensamento e atingem a essência. ”

“A meditação é o caminho para a Sabedoria.”

“Cultivar a atenção plena significa cultivar o Buda interior, o Cristo interior, o Espírito Santo.”

“Não há mal para aquele que não o pratica.”

“A religião é para as pessoas que têm medo de ir para o inferno. A espiritualidade é para as pessoas que já estiveram lá.”

“Tudo que o inconsciente percebe é limitado e profundamente colorido pelo estado atual do corpo e do carma. Antes das percepções entrarem na consciência como os seis sentidos, há uma percepção inconsciente do mundo, que forma a base daquilo que acreditamos ser percepção direta.”

“Ter consciência destes fatores universais, através da meditação, permite enxergar que não são eu, mim-mesmo, ou meu, mas perceber que são simplesmente coisas que estão acontecendo.”

“Assim como uma sólida rocha não é sacudida pelo vento, assim não são os sábios movidos pela censura ou elogio. ”

“Como uma bela flor brilhante mas sem fragrância, assim infrutífera é a bem falada palavra daquele que não a pratica.”

“A mente é o seu próprio lugar, e por si mesma pode fazer do inferno um céu e do céu um inferno”.

“Assim como a chuva não penetra numa casa com teto firme e resistente, assim mesmo a luxúria não penetra numa mente bem-cultivada.”

“Se um homem fala ou age com mente corrupta, em consequência sofrimento o segue, como a roda nos passos do boi. Se um homem fala ou age com mente pura, em consequência felicidade o segue, como a sombra, que não vai embora.”

“Aquele que é o senhor de si mesmo é maior do que aquele que é dono do mundo. ”

“Nós somos o que pensamos. Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, construímos nosso mundo. ”

“Se você não encontrar a verdade onde está, onde espera encontrá-la?”

“Se você não encontrar calma aqui e agora, onde vai encontrá-la e quando vai encontrá-la?”

“Conhecer o budismo (o Zen)  é conhecer a si mesmo. Conhecer a si mesmo é esquecer-se de si mesmo. Esquecer-se de si mesmo é estar  uno com todas os coisas (seres)”.

6 comments

  1. Ter consciência destes fatores universais, através da meditação, permite enxergar que não são eu, mim-mesmo, ou meu, mas perceber que são simplesmente coisas que estão acontecendo

    1. Hello, Chang. We thank you for visiting our website and for your comment. It’s really good to know that our work is being enjoyed by people interested in zen!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *