Quem Somos

Nossas raízes

O Hōkyoji – Templo Zen da Sabedoria é um espaço voltado ao Zen Budismo da linhagem mahayana, que foi transmitida da Índia para a China com a denominação “Chan”, pelo Grande Mestre Bodidharma, que viveu no século V/VI.  Também foi atribuída a ele, a origem de artes marciais como Kung Fu, praticadas no templo de Shaolin na China. Dogen Zenji foi o Grande Mestre Japonês que levou da China para o Japão os ensinamentos do Budha Shakyamuni, contidos na seita Chan, passando ali a denominar-se Zen.

O principal pilar do Zen é o Zazen, que é um tipo de meditação neutra usada como caminho para pausar corpo e mente (shikantaza), observando uma postura correta (não-ação), que juntamente com o uso de instrumentos que estimulam a atenção plena, leva a pessoa a focar a mente no presente, no aqui e agora, o que facilita àquele que pratica, o conhecimento de si mesmo, o domínio de si mesmo e a experiência direta da realidade.

O Hōkyoji – Templo Zen da Sabedoria faz parte da Sangha Kyozen, sob a condução do Mestre Seigen Sensei.

Nosso Espaço

Hōkyoji é constituído de Hattō, Zazendō, Kuin, Yakussu, Tōsu e biblioteca.

É um local aprazível, aparelhado com instalações próprias para cada uma das atividades – Zazendō com os tatamis elevados, imagens, instrumentos e ar-condicionado. Da mesma forma, são o Hattō, o Kuin (cozinha) e demais construções, cercadas de jardins e fontes.

Nossas atividades

Nossas atividades incluem horários de Zazen presencial e outros de Zazen virtual compartilhado com as Sanghas do Rio de Janeiro/RJ e Juiz de Fora/MG. Além disso, temos Samu (jardinagem, organização da biblioteca, limpeza e arrumação), que precede cada Zazen, Cerimônia do Chá e leitura de textos relacionados ao Budismo.

Oferecemos quatro Sesshins (retiros de mais de dois dias) por ano, Zazenkai (um dia de prática) e Renshyū (Oficina de Práticas) semanal.

Em parceria com escolas, oferecemos atividades para jovens e crianças.

Além das atividades públicas rotineiras, outros horários e eventos podem ser agendados por demanda de grupos organizados.