“A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual, essa religião será baseada num certo sentido religioso procedente da experiência de todas as Coisas, naturais e espirituais, como uma unidade expressiva ou como a expressão da Unidade. O Budismo corresponde a essa descrição” (Einstein). Nos seus sete capítulos, o livro apresenta uma bem elaborada síntese dos ensinamentos budistas vigentes nas várias escolas modernas. Em estilo didático, bem inteligível, descreve a história do Budismo e do seu imortal fundador.
Neste livro, Thich Nhat Hanh nos apresenta o cerne dos ensinamentos budistas e nos mostra que, além de acessíveis, esses ensinamentos podem ser aplicados no dia a dia. Agora com informações adicionais e insights inéditos, Nhat Hanh transmite de forma clara e poética uma sabedoria confortante sobre a natureza do sofrimento e do papel que a sabedoria desempenha de gerar compaixão, amor e alegria – todas qualidades da iluminação. Por conter ensinamentos muito significativos como as Quatro Nobres Verdades, o Nobre Caminho Óctuplo, as Três Portas da Libertação, os Três Selos do Dharma e os Sete Fatores do Despertar, este livro é um farol radiante sobre o pensamento budista para os iniciados e não iniciados.
Baseando-se em mais de vinte e quatro fontes de pesquisa em pali, sânscrito e chinês, esta obra reconstitui os oitenta anos de vida de Buda, em parte através dos olhos de Svasti, um menino tratador de búfalos d’água e, de outro lado, através dos olhos do próprio Buda Sakiamuni.